Fear of missing out (FoMO), mídias sociais e ansiedade: Uma revisão sistemática
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo explanar sobre FoMO, ansiedade e mídias sociais, identificando categorias e variáveis envolvidas nesse contexto por meio de uma revisão sistemática de literatura do tipo exploratória, nos respectivos bancos de dados: Scopus, PubMed, Web of Science, PsycINFO e Lilacs, sendo utilizados, apenas, artigos empíricos publicados em língua portuguesa e inglesa dos últimos (10) dez anos. Conclui-se, assim, com bases nas bases utilizados nessa pesquisa, a partir de dados oficiais, que a personalidade é entendida como preditora do engajamento e uso problemático das mídias sociais, além disso, constata-se que a associação com o FoMO é direta, visto que tais traços provocarão a necessidade dos indivíduos de permanecer online e conectados, independentemente de qualquer custo ou consequência, gerando, desta forma, ansiedade.
Detalles del artículo
Psicología, Conocimiento y Sociedad aplicará la licencia internacional de atribuciones comunes creativas (Creative Commons Attribution License). Bajo esta licencia, los autores retienen la propiedad de copyright de los artículos pero permiten que, sin que medie permiso de autor o editor, cualquier persona descargue y distribuya los artículos publicados en la revista. Los artículos y autoras/es deberán ser citados. Esta licencia facilita el acceso abierto, gratuito y libre a trabajos originales científicos y artísticos.
Los autores/as se comprometen a aceptar las condiciones de esta nota de propiedad intelectual, que se aplicarán a este envío cuando sea publicado en esta revista.